segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A Segunda Passagem Pelo Brasil: TIM Festival [Parte 1]

 Alerta de post grande!

 Hoje será particularmente um dia interessante aos fãs brasileiros, afinal teremos o lançamento online de Publikation (já adquirida por este que vos fala). Porém, o assunto hoje é a segunda passagem que os alemães fizeram em 2004 no país, durante a turnê que gerou o "Minimum-Maximum".

 Em 2004 o Kraftwerk realizou, surpreendentemente para mim, hoje em dia, mais de um show no Brasil. Dos três shows, dois relacionados ao extinto TIM Festival e um "à parte", em Brasília, mesmo com patrocínio da TIM. Esse último foi trazido com muito esforço por um produtor e um grupo de fãs muitíssimo esforçados. Sei pouco da história. Um dia dedicarei um post a esse momento com o que (ainda) está disponível na rede.

 Voltando, os outros dois shows relacionados ao TIM Festival foram, como podem ver, em São Paulo e Rio de Janeiro (óbvio). [clique para ampliar]



 O TIM Festival foi uma espécie de substituto ao Free Jazz Festival, festival que trouxe o Kraftwerk pela primeira vez a nosso país em 1998. O festival "acabou" quando, em 2002, uma lei não mais permitiu propagandas de cigarro de forma geral. A principal patrocinadora do Free Jazz Festival era a Souza Cruz. "A TIM estava entrando forte no mercado e bancou a causa, surgindo assim, em 2003, o TIM Festival, que em pouco tempo se tornou o melhor e mais atraente festival de música do Brasil." (Fernando Lopes) O festival durou seis anos.

 Tudo sobre como foi a era do TIM Festival pode ser conferido nesse excelente texto do Fernando Augusto Lopes, ou o "Floga-se" no botequimdeideias.com.br. O conteúdo dá uma excelente ideia para leigos (como eu) sobre como era a dinâmica de festival naquela época.

 Pelo que percebe-se por simples pesquisas na internet, o festival certamente tinha grande expectativa e cobertura da mídia. Uma matéria (link) muito divertida foi feita pelo Jornal da Globo "apresentando" o Kraftwerk aos "dinossauros" (sem ofensas) do Demônios da Garôa, jornal ainda com a Ana Paula Padrão, conhecida jornalista entre nós brasileiros. Fora todo humor envolvido, a entrevista com os sambistas reflete, de certa forma, boa parte da insensibilidade do "público médio" do Brasil com o que cito genericamente de "boa música eletrônica". É é sempre complexo tentar falar disso.

 Outra matéria da TV Cultura demonstra alguns fãs e suas enormes coleções de bootlegs. Essa matéria é extremamente rara, por serem tratados como conteúdo "pirata" de uma forma geral. A esse dou destaque, pois acredito ser um vídeo muito pouco... visto.


 Quase não existem registros em vídeo gravados pelo público. Esses estão no youtube. Da mídia o que temos em vídeo do show fora o curtíssimo teste de som na matéria do Jornal da Globo é trechos publicados pelo "Radar Showlivre" (link), que fez cobertura do evento. Um outro pode ser encontrado no youtube.

 Sobre os shows, como na maioria das turnês de 2004 apenas um comentário: impecáveis. Os shows ocorreram em Novembro e os primeiros shows da turnê foram em Fevereiro, tempo suficiente para "treinar" as novas faixas. 

 O setlist de ambos os shows (São Paulo e Rio de Janeiro) foram os mesmos. O show em São Paulo é dividido em dois discos (provavelmente um bootleg pouco conhecido), mas os áudios estarão logo abaixo. A qualidade do show em São Paulo me parece bem melhor, mas ambos são bem audíveis.

 Enjoy.


São Paulo [2004.11.05] 

CD1

1 - Pré Show Sounds
2 - Intro
3 - The Man Machine
4 - Planet of Visions
5 - Tour de France Étape 1
6 - Tour de France Étape 2 (Chrono)
7 - Tour de France Étape 3 (Tour de France Étape 2)
8 - Vitamin
9 - Tour de France
10 - Autobahn
11 - The Model
12 - Neon Lights

CD2

1 - Sellafield
2 - Radio Acvitivy
3 - Trans Europe Express
4 - Abzug
5 - Metal on Metal
6 - Numbers
7 - Computer World
8 - Home Computer
9 - Pocket Calculator
10 - Dentaku
11 - The Robots
12 - Elektro Kardiogramm
13 - Aéro Dynamik
14 - Music Non Stop

download

Rio de Janeiro [2004.11.16]

1 - Intro
2 - The Man Machine
3 - Planet of Visions
4 - Tour de France 2003
5 - Vitamin
6 - Tour de France
7 - Autobahn
8 - The Model
9 - Neon Lights
10 - Radioacvitivy
11 - Trans Europe Express
12 - Numbers & Computer World
13 - Home Computer
14 - Pocket Calculator (& Dentaku)
15 - The Robots
16 - Elektro Kardiogramm
17 - Aéro Dynamik
18 - Music Non Stop



download

 Esse era um post que estava devendo a mim mesmo há um bom tempo. Dívida parcialmente paga, afinal teremos um post exclusivo sobre o histórico show em Brasília. Obrigado a todos!
__________________________________________________________
Gostou? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...