quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Diário #2: Aphex Twin e o caso Soundcloud

 Para esse post, utilizo um texto que fiz recentemente para minha rede social particular. Achei interessante postar ele na íntegra e adicionar apenas uma introdução. (vi a imagem aqui)

 Aphex Twin nunca deve ter sido alguém "comum" no mundo da música (eletrônica). Com clipes e músicas do belo, ao assustador (ou perturbador?) ele sempre teve atenção especial pela sua inteligência, ao ponto de inaugurar uma própria vertente da música eletrônica, a IDM, pouco depois título atribuído ao próprio Kraftwerk. Richard também critica o conceito de "Intelligent Dance Music", porque "faz com que os outros pareçam burros", segundo ele.

 Bom, o caso é que algumas semanas atrás surgiu um usuário no Soundcloud que a priori remete a algumas músicas dele, mas que depois foi confirmado por quem já o conhece há mais tempo que eu, que em uma segunda oportunidade um outro usuário apareceu no site de músicas com algumas faixas que remetiam a musicalidade do Aphex Twin, logo depois apagadas. E como a internet é algo bastante rápido, "alguém" no reddit postou um link para torrent das cento e cinquenta e sete músicas, agora um pouco menos...

16 de fevereiro às 02:46 (horário do Brasil):

 Agora que o link antigo(1) saiu do ar (kickass) e foram disponibilizadas mais tracks, surgiu um outro link(2).

 São 157(3) músicas do Aphex Twin postadas pelo próprio. E antes que qualquer um diga o contrário, todo mundo está concordando com isso, então desculpa. Até eu mesmo que sou desconfiado com tudo estou concordando. (imagem do "álbum" do torrent)

 As maiores evidências são ter músicas que ele toca ao vivo em versões de estúdio (Heliosphan, 8 Utopia, Boy Girl Song, etc.) e remixes de várias outras. Não é nem pela desconfiança é porque é praticamente IMPOSSÍVEL ser outra pessoa... praticamente. É como a pitchfork disse: "If This Aphex Twin Archive Is Fake, We Don't Want to Know What Real Is".(4) Dizem que pessoas envolvidas a ele reconheceram algumas tracks antigas, confirmando que seja realmente dele.
   

 O mais legal que com esse burburinho todo, cada música tem entre 10 mil e 50 mil "ouvidas". Se fosse "apenas" 25 mil em média teríamos quase 4 milhões... que é coisa pra caramba. (5)

 Na minha opinião ele está remasterizando todo material antigo e como não tem muito o que fazer com tanta coisa, está colocando na internet. O Kraftwerk(6) e o Atom Heart(7) fizeram coisas semelhantes, cada um a seu modo: lançando discos ou disponibilizando (de forma paga) na internet.

 Pode ser tudo isso, inclusive nada. Richard é meio pirado e gosta de fazer arruaça. Mas é um gênio.

 Aposto que ele mesmo fez o torrent e está sendo peer. Do jeito que é doido...

 Agora é deixar baixando para arquivo. Tem muita coisa boa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...