domingo, 12 de fevereiro de 2012

Computer World

 Fala-se que essa época fora o auge do grupo, com esse álbum e uma tour excepcional, criativa e revolucionária. Computer World fala sobre o surgimento dos computadores populares na sociedade: o "Home Computer". A produção desse álbum foi rápida, algo de bem menos de 6 meses, mas pergunta-se o porquê toda a demora (81 - 78 = 3 anos). A primeira classe de "Home Computers" fora lançada em 77.

 Em algumas entrevistas conta-se que o grupo imaginou um método mais simples e rápido de transportar aparelhagem para fazer apresentações. Então observaram que utilização de computadores poderia ser bem útil e com um árduo trabalho de 3 anos e ajuda de alguns engenheiros (de computação inclusive, criando emuladores de som) unindo em um único "sistema" diversos sintetizadores/sequênciadores e até computadores (?) criando assim o "estúdio portátil", palco de seus shows até 1998 (com óbvias modificações tecnológicas). Tudo era criado e tocado no mesmo lugar com a qualidade original. Detalhe que em mono, para que não fosse valorizado somente quem estava no centro da plateia.

Capa da versão em Alemão

 Uma história interessante rodeia esse álbum: certa vez quando o dono da gravadora recebera o disco lacrado e chamou todos os diretores para ouvir mais uma obra do Kraftwerk, com certeza eles gostavam muito, quando eles abrem observam um bilhete dentro com os dizeres: "desculpem, o álbum só daqui a 6 meses". Talvez por terem enorme notoriedade, não foram demitidos.

 Pocket Calculator foi produzida com uma autêntica calculadora comprada por Florian no Natal de 1980 e um instrumento chamado Stylophone, inventado em 1967 onde se usa uma caneta para tocar (observar VIDEO). O single, lançado posteriormente a "Computer Love", teve um vídeo, e foi lançado em diversas línguas, até mesmo Japonês, sendo sucesso e "forçando-os" a fazer uma turnê no extremo oriente. 

 O single de "Computer Love" em 81, como já mencionei em outro post, teve grande sucesso chegando ao primeiro lugar nas paradas inglesas... mas pelo seu Lado B: The Model.

 "It's More Fun to Compute" é um trocadilho com uma mensagem deixada em antigos pinballs dos EUA e a dita paixão do país norte-americano por competições: "It's More Fun to Compete"  

 Nota-se também algumas diferenças de mixagem entre a versão inglês e alemão, perceptíveis para mim principalmente em Computer Love, onde em torno do primeiro minuto a voz não é ouvida em um dos canais e volta logo após, talvez tenha sido um erro, talvez não... em Computerliebe não ocorre isso.
       
Faixas (Versão Inglês):
       
1 - Computer World (05:07) 
2 - Pocket Calculator (04:56)
3 - Numbers (03:20)
4 - Computer World 2 (03:24)
5 - Computer Love (07:19)
6 - Home Computer (06:20)
7 - It's More Fun To Compute (04:17)

Faixas (Versão Alemã):

1 - Computerwelt (05:07)
2 Taschenrechner (04:56)
3 Nummern (03:20)
4 Computerwelt 2 (03:24)
5 - Computerliebe (07:19)
6 Heimcomputer (06:20)
7 It's More Fun to Compute (04:17)

________________________________________________
Baixou ou Gostou do Post? Comente!

2 comentários:

  1. Quando estavam finalizando o álbum a a banda ainda não tinha computadores no estúdio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Jurava que tinha lido em uma das entrevistas... deve ser a tradução "bem feita" pelo Google... obrigado a informação...

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...