quarta-feira, 28 de março de 2012

Tour de France [1983]

 Diz-se que no início da década de 80 ou final de 70 o Kraftwerk buscava um esporte no qual o grupo se identificasse(m). Logo encontraram o ciclismo, paixão de Ralf e de álgum dos outros integrantes da formação clássica que me foge a memória, chegando o grupo a fazer uma música em homenagem a maior das competições desse esporte, se transformando em marca registrada do grupo como a maioria de suas obras.

 O EP (na verdade single em vinil, é um hábito meu chamar todos assim) foi lançado em uma fase de transição do grupo, que aliás bem demorada, com a introdução da tecnologia digital que estava a ser lançada na época, o MIDI.
       


Capa do primeiro EP

 Existe muita história não confirmada em torno desse Single: que seria uma das faixas do álbum Techno Pop (lembrando que é uma versão de 1983 e não a remasterizada.) A mais conhecida é a do acidente que Ralf sofrera no ano, que segundo alguns o fez entrar em coma, enquanto praticava, justamente, ciclismo. Outros já chegam a dizer que uma das primeiras coisas que ele perguntou depois de acordar seria "onde está minha bicicleta?" negada por Ralf afirmando que "pessoas contam muitas histórias".

  Tour de France foi lançado em diversas versões para EP em 83, 84 (remix) e em 1999 (com o vídeo) e em 2003 com o Tour de France Soundtracks. Também ficou famosa como um dos "hinos do break dance" pela versão de um filme chamado Break'in de 1984 que não é deles, mas de um grupo chamado Speed 10.

 Abaixo o videoclipe da versão de 1983. Veja que nela ainda existem os integrantes "clássicos".


Faixas:

1 - Tour de France (Long Version) (06:30)
2 - Tour de France (03:17)
3 - Tour de France, Ètape 2 (Instrumental) (02:44)

[download]
_____________________________________________
Baixou Gostou do Post? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...