Que o Kraftwerk seja o grupo (ou mesmo um conceito) dos mais importantes da história da música contemporânea nós sabemos. A grande questão é: porque o grupo foi tão negligenciado? Ao longo dos anos, épocas em que a mídia, principalmente revistas como a Rolling Stone — para citar somente um exemplo — tratavam o grupo e o surgimento do eletrônico como "algo menor". Uma das histórias que mais se conta, é quando um "crítico" em 1975 viu o Kraftwerk em ação e mencionou ter visto "a morte da música". Era notório o preconceito na época. (foto: Warner/Parlophone, reprodução)
O Kraftwerk é um dos poucos grupos no mundo que pode-se dizer que vive pelo conceito, não de álbuns. Conceitos como a "música como movimento" ou a "música móvel" (Pocket Calculator) e o mundo computadorizado praticamente reinventaram o jeito de se fazer música. Era confortável aos "críticos" pensar como no passado. Somente após anos... décadas, está sendo a devida importância ao grupo.
Como forma de demonstrar esse reconhecimento, mesmo que tardio, o Grammy concederá ao Kraftwerk o "Lifetime Achievement Award", premiação concedida a grandes artistas/grupos que fizeram história por sua contribuição à música. Receberá esse prêmio, entre outros, nada mais nada menos que The Beatles. O próprio Ralf Hütter irá a premiação, aproveitando-se da turnê que irá fazer na América do Norte.. Algo raro (e inédito) desde que o grupo surgiu.
Não há como não ficar minimamente feliz com o ocorrido. O grupo merece muito mais. A premiação ocorre nesse dia 26/01, às 23 horas (horário do Brasil).
Link: grammy.com
________________________________________________
Gostou? Comente!
Gostou? Comente!
já eram para ter recebido esse premio muito tempo antes!!!! eles merecem
ResponderExcluirSem esquecer que eles também PODEM concorrer ao Rock and Roll Hall of Fame. VOTEM:
ResponderExcluirhttp://rockhall.com/voting/2015-rock-hall-nominees-fan-vote/