sexta-feira, 28 de março de 2014

Kraftwerk em Chicago: Riviera Theater

 E ontem (27), o Kraftwerk fez mais um show de sua razoável turnê nos Estados Unidos. Dessa vez show único em Chicago, onde já tem uma longa história: a primeira turnê fora da Europa em 1975, 1998 (no mesmo local) e 2005.

 O animado publico norte-americano é em algumas vezes um show a parte, o "Wooa" ao passar da nave espacial diante de seus olhos (ou seria acima de suas cabeças?) em spacelab demonstra, em parte, isso.  O palco parece ser tão próximo quando os shows no MoMA. A primeira fila de público parecia tão próxima de Ralf e cia quanto a mesa de meu computador. Graças a isso a segurança também foi reforçada, interrompendo um fã ou outro de gravar vídeos... mas quem disse que isso os impede? E quem, como eu, que não pode acompanhar agradece.

 Greg Cot, em seu texto sobre show, o fala sobre as diferenças entre o Kraftwerk de antes e agora: "havia algo encantadoramente despretensioso e até reconfortante sobre a maneira de Hütter, Fritz Hilpert, Henning Schmitz e Falk Grieffenhagen performam*. O palco tinha um olhar ainda mais simples do que antes; os laptops abertos de turnês anteriores deram lugar a consoles elegantes. Dependendo da iluminação, o encaixe perfeito dos fluorescentes macacões usados ​​pelo quarteto os transformou em androides ameaçadoras ou, executivos de meia-idade que apenas pálidos estabelecidas suas pastas após um longo dia no laboratório de Argonne." (referência a um grande laboratório dos Estados Unidos).

* neologismo criado por brasileiros a partir do inglês "performing", principalmente em apresentações de artistas POP. É traduzido como "executam", "realizam", ou algo do tipo.

 O set-list continua semelhante aos shows anteriores, porém, como no show mais recente, foi retirado Metropolis (tomara que não se torne hábito); spacelab ainda pousou em frente ao teatro e ainda houve "encore"; o grupo também reproduziu a belíssima Ohm Sweet Ohm. O set-list voce confere abaixo.

— Fotos:

 
[postados durante o show]
— Vídeo:

Autobahn

— Set-list:

1 - The Robots
2 - Numbers
3 - Computer World
4 - Home Computer
5 - Computer Love
6 - The Man Machine
7 - Spacelab
8 - The Model
9 - Neon Lights
10 - Autobahn (Longa)
11 - Tour de France
12 - Tour de France 2003 (Versão Longa)
13 - Airwaves
14 - Geiger Counter / Radioactivity
15 - Ohm Sweet Ohm
16 - Trans-Europe Express
17 - Boing Boom Tschak
18 - Techno Pop
19 - Musique Non Stop

Encore:

20. Aero Dynamik
21. Planet of Visions

— Link:

Review, Fotos e Set-list: chicagotribune.com
______________________________________________
Gostou? Comente!

Kraftwerk em Oakland: Fox Theater

 E tentando alcançar a grande quantidade de shows que o Kraftwerk está fazendo, faço um salto entre os shows na Disney (a maioria nem há informações sobre set-list) e falo sobre os shows no belíssimo "teatro raposa", o Fox Theater, na cidade de Oakland, Estados Unidos.

 Foi uma série de shows novamente tranquila, sem erros aparentes pelos vídeos e reviews que conseguimos coletar via internet. O set-list continua semelhante a série de shows triplos (ou em três dias) que fizeram: Cirkus, México, Oakland e ainda haverá uma série de shows a esse modo no Moogfest, em Asheville.

 O SF Weekly destaca o show classificando o 3-D como "brega" (retro-futurismo, lembram?), os "grandes hits", as mudanças de faixas para versões ao vivo, os momentos de leveza e poesia como a longa versão de Autobahn e a utilização de melodias antigas (das versões originais) como as de Boing Boom Tskack. Derek Opperman termina seu texto afirmando que: "Durante todo tempo os efeitos 3D, embora sempre provocando uma reação, nunca pareceu muito (...) exagerado. Obter o equilíbrio certo entre áudio e visual não é fácil, mas parece que o Kraftwerk encontrou algo e usa ambos em seu favor." e fecha com "(...)talvez o mais importante é que eles também transmitem que o grupo ainda está evoluindo e respondendo a altura os gêneros que ajudou a criar."

 Lembrando que temos problemas pra confirmar os set-lists dos shows. Mas ficam as versões do site colaborativo setlist.fm. Infelizmente eles parecem ter retirado Metropolis do show, e reintroduziram Planet of Visions em todos os "encore". Uma pena por Metropolis, pois acho uma das melhores que foi introduzida nos shows recentes. Vale a pena também ver spacelab, que pousou próximo ao, repetindo, belíssimo teatro.

— Fotos:

[algumas foram postadas durante o show]

— Vídeo:

Aerodynamik
(fica chato postar "The Robots" sempre)

— Set-lists:

1 - The Robots
2 - Numbers
3 - Computer World
4 - Home Computer
5 - Computer Love
6 - The Man Machine
7 - Spacelab
8 - The Model
9 - Neon Lights
10 - Autobahn
11 - News
12 - Airwaves
13 - Geiger Counter / Radioactivity
14 - Tour De France 1983
15 - Tour de France 2003 (Versão Longa)
16 - Trans-Europe Express
17 - Boing Boom Tschak
18 - Techno Pop
19 - Musique Non Stop

Encore (Dia I):

20 - Aéro Dynamik
21 - Planet of Visions

Encore (Dia II):

20 - Aéro Dynamik
21 - Electric Café
22 - Planet of Visions

Encore (Dia III):

20 - Aéro Dynamik
21 - Planet of Vision


— Links:

Review e fotos: sfweekly.com
livemusicblog.com
_______________________________________________________
Gostou? Comente!

segunda-feira, 24 de março de 2014

Kraftwerk no México: El Plasa Condesa

 Virou rotina eu pedir desculpas pelo atraso nos posts, mas pedirei novamente: desculpe-me! Tudo está muito movimentado ultimamente, diversos shows e esse que vos fala estudando para concurso público (maneira aqui no Brasil de se trabalhar no estado) e procrastinando bastante também, é claro.

 E os 3 shows no El Plasa Condesa até onde se viu (pelo youtube, principalmente) foram tranquilos. Sem erros aparentes de audio, mas alguns de vídeo, como em Autobahn, quando uma espécie de manual para a utilização do 3D apareceu em tela. Provavelmente a parte da tecnologia que serve como teste antes dos shows. Isso tem acontecido costumeiramente, como no show em Estocolmo (Cirkus), onde a imagem parou em Home Computer por alguns segundos e em Computer Love. Será que a tecnologia de hoje não está acompanhando o Kraftwerk?

 O review do sopitas.com relata: que "A diferença de outros concertos que fazemos ênfase de sua genialidade nas apresentações sem necessidade de grandes produções, o Kraftwerk chegou nessa semana para nos dar um tapa na cara e nos calarmos. A mistura entre os elementos visuais em 3D e uma performance musical praticamente perfeita faz Kraftwerk ser muito mais do que um show ... é uma experiência.". O site também fala sobre uma falha na voz também em Autobahn.

 Outra parte legal do show é a mudança que é feita em Spacelab para cada local onde há show. Dessa vez o Evoluon (nome da "nave espacial" onde o Kraftwerk também fez show) desceu próximo as pirâmides Maia que marcam o país. O set-list dos 3 shows, mesmo que os tenham ocorrido em dias diferentes, tiveram "encore" diferentes, da mesma forma que no Cirkus. Ralf também aproveitou a passagem pelo país e concedeu uma entrevista. O link encontra-se abaixo.

EDIT: O Manuel Garcia me corrigiu e as pirâmides que o "Evoluon" pousou são do sítio arqueológico de Teotihuacan! Vivendo e aprendendo, amigos... muito obrigado ao Manuel.

— Fotos:


— Vídeo:


 
Spacelab

— Set-list (Os 3 Shows):

1 - The Robots
2 - Metropolis
3 - Numbers
4 - Computer World
5 - Home Computer
6 - Computer Love
7 - The Man-Machine
8 - Spacelab
9 - The Model
10 - Neon Lights
11 - Autobahn
12 - Tour De France 1983
13 - Tour de France 2003 (Versão Longa)
14 - Airwaves
15 - News
16 - Geiger Counter
17 - Radioactivity
18 - Trans-Europe Express
19 - Boing Boom Tschak
20 - Techno Pop
21 - Music Non Stop

Encores:

- Dia I:

22 - Aéro Dynamik
23 - Expo 2000
24 - Planet of Visions

- Dia II:

22 - Aéro Dynamik
23 - Electric Café 


- Dia III:

22 - Aéro Dynamik
23 - Vitamin


DOWNLOAD: mega.co.nz

— Links:

Review e fotos: sopitas.com
Entrevista: sohomexico.com
_______________________________________
Gostou? Comente!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...