Sem muita conversa posto o segundo single de Tour de France 1983. Creio que já comentei que houveram diversos outros singles, se por ventura a data estiver errada (1983 ou 1984) por favor comente.
Tour de France
Update (07/09/2015): Convenhamos, uma versão de quase 7 minutos não poderia ser um single.Então considerem basicamente mais uma versão das muitas de Tour de France e com um especial, que é a versão cantada em Alemão. Considerem esse um EP alternativo.
Com o sucesso do Computer World o Kraftwerk agora entra em um outro projeto, onde lançou Tour de France como primeiro Single. Então houveram o fatídico acidente de Ralf e a insatisfação com o produto final de "Techno Pop" (iria antes ter como título Technicolor e somente 4 faixas). Esses fatos fizeram o grupo refazer praticamente todo o trabalho algumas vezes, sendo que Karl em entrevistas assumiu estar satisfeito com o que foi produzido na época.
Capa do que seria o "Techno Pop"
Ralf não muito satisfeito então leva os trabalhos feitos para serem terminados em Nova Iorque com o produtor Francois Kevorkian que também produz remixes de Tour de France em 1984. O Techno Pop então se transforma em Electric Café e é lançado em 1986 com uma linguagem visual completamente inovadora auxiliada por Rebecca Allen, mas é papo pra depois.
possível imagem para o disco
Para baixar, agora posto pelo que se diz duas demos do Techno Pop, que não faço ideia se seriam verídicas, mas me parecem realmente ser, enfim... quem tiver alguma informação melhor sobre isso seria interessante, poste nos comentários!
Diz-se que no início da década de 80 ou final de 70 o Kraftwerk buscava um esporte no qual o grupo se identificasse(m).Logo encontraram o ciclismo, paixão de Ralf e de álgum dos outros integrantes da formação clássica que me foge a memória, chegando o grupo a fazer uma música em homenagem a maior das competições desse esporte, se transformando em marca registrada do grupo como a maioria de suas obras.
O EP (na verdade single em vinil, é um hábito meu chamar todos assim) foi lançado em uma fase de transição do grupo, que aliás bem demorada, com a introdução da tecnologia digital que estava a ser lançada na época, o MIDI.
Capa do primeiro EP
Existe muita história não confirmada em torno desse Single: que seria uma das faixas do álbum Techno Pop (lembrando que é uma versão de 1983 e não a remasterizada.) A mais conhecida é a do acidente que Ralf sofrera no ano, que segundo alguns o fez entrar em coma, enquanto praticava, justamente, ciclismo. Outros já chegam a dizer que uma das primeiras coisas que ele perguntou depois de acordar seria "onde está minha bicicleta?" negada por Ralf afirmando que "pessoas contam muitas histórias".
Tour de France foi lançado em diversas versões para EP em 83, 84 (remix) e em 1999 (com o vídeo) e em 2003 com o Tour de France Soundtracks. Também ficou famosa como um dos "hinos do break dance" pela versão de um filme chamado Break'in de 1984 que não é deles, mas de um grupo chamado Speed 10.
Abaixo o videoclipe da versão de 1983.Veja que nela ainda existem os integrantes "clássicos".
Faixas:
1 - Tour de France (Long Version) (06:30)
2 - Tour de France (03:17)
3 - Tour de France, Ètape 2 (Instrumental) (02:44)
Em meio a procura de conteúdo gravado do Ultra Music Festival, uma noticia em um site francês sobre um festival que ocorrerá no início de Julho, o Dancity Festival, no mesmo país surge...
"Labour of Love Dancity Festival 2012 6/7 Luglio Foligno Ralf & Florian (Kraftwerk)/ Atom TM (DE), Agoria (FRA), Cinematic Orchestra (UK), Trevor Jackson (UK), Ital (USA), Mnolake (DE), Maria Minerva (EST), Morphosis (IT/LIB), Stellar Om Source (BEL), Versatile Showcase (FRA)...and many more"
Resta com o tempo saber se tal noticia seja verdade. Já não está sendo fácil ver um show deles, agora somente Ralf e Florian...? Vamos aguardar.
Aqui o linkpara o site francês com a noticia que foi postada no fórum electriccafe.info.
______________________________________________ Gostou do Post? Comente!
Ainda não se pode dizer muito sobre o show em Miami que aconteceu ontem, somente quem teve a sorte de ir pode dizer alguma coisa.
O Ultra Music Festival até fez um streaming dos shows, mas não disponível aqui no Brasil por exemplo (depois eles reclamam da pirataria). De qualquer modo até onde sei, não foi o show deles transmitido... mesmo que eu tenha visto nos comentários do streaming do youtube o termo "Aerodynamik".
Deixo alguns videos (os primeiros disponíveis na internet) e um sitecom mais algumas considerações sobre o show.
Em the robots é possível ver um arranjo ainda mais elaborado com o show em Munique e mais videos, projetados em maior qualidade, talvez em um projetor de LED (para quem entende) o mesmo do show em Coachella [2008]. Os novos videos provavelmente foram gravados no local do show do ano passado, é somente lembrar de uma das fotos da campanha pra exposição, que se encontra no site do Kraftwerk.
Aqui vemos Hoome Computer e a bela iluminação feita pela produção do Ultra Music Festival.
Radioactivity
Computerlove com o arranjo de 1991
Senti falta no show em Munique
Ainda devem ter alguns videos no youtube, só pesquisar... e esperar que apareça alguma gravação do show, que parece ter sido ótimo!
Aproveitando o post anterior posto aqui o último arquivo que tenho sobre a tour de 1981 que o Kraftwerk fez. Esse registro é composto somente por três faixas que foram lançadas no Bootleg Dynamo Deutschland, e mesmo com baixíssima qualidade ainda acho que tem melhor versão de Mitternacht/Showroom Dummies, realmente muito bela.
Update (07/09/2015): uma versão um pouco mais extensa existe desse bootleg contendo mais três faixas. Estou disponibilizando ela no local do arquivo antigo. Façam bom proveito!
Capa do bootleg "Dynamo Deutschland"
Reitero sempre o pedido (por favor ignorem se estiver ficando chato)... se você que acessa o site tem algum registro, ou os mesmos mas em melhor qualidade como esse, por favor entre em contato.
Faixas:
1 - Numbers 2 - Computer World 3 - Home Computer 4 - Neon Lights
Existem tantas versões desse show em bootlegs que tive de começar todo o post do zero. Sinceramente poucos posts me deram tanto problema quanto esse.
Vamos lá. Existe uma versão gravada de rádio (na verdade chamam esse tipo de gravação de "soundboard") disponível nos confins dos bootlegers "hardcore".Aqueles que fazem os CDs ou mesmo LPs de bootlegs. Desse show, basicamente existem duas versões bastante conhecidas, vamos a elas por data de conhecimento:
Lançado em CD Duplo, contém um show em 1991, que também foi re-bootlegado (re-bootleged?). Um show em Birmingham, no Reino Unido; esse show, contendo sete faixas; três faixas do show em Locarno, também em 1981 e uma faixa extra. As faixas do show em Utrecht que estão nesse bootleg são:
1 - Nummern
2 - Computerwelt
3 - Metropolis
4 - The Model
5 - Computerliebe
6 - Pocket Calculator
7 - Radioactivität
Uso como fonte sempre o discogs. Vamos ao segundo:
Afinal, qual a versão completa dessa gravação? Existe uma. O registro é ligeiramente inferior as outras, mas completa! Se diz, também, que uma versão incluindo Pocket Calculator e Autobahn em qualidade "soundboard", porém até hoje nunca tive acesso a ela. E falando a verdade, pela qualidade encontrada, o sonho de todos é que um dia "apareça" uma versão completa "soundboard" desse show. Quem sabe um dia...
Por fim, existe uma versão disponilizada diretamente do vinil apenas para mim, pelo Cleckesbco ou seja uma versão exclusiva para o blog.
Levando em consideração, então, as várias versões disponíveis. Postarei duas: a versão completa e a versão especial para o blog!
O último show completo de 1981 que tenho do Kraft, a qualidade devo dizer logo que é bem ruim, mas audível. Os shows são em 2 sets, ou seja, não há uma divisão entre as faixas.
[sem imagem disponível]
Esse show é como a de Frankfurt só que sem cortes, tendo as faixas mais rápidas, e a versão "rara" de "Metropolis" e "Home Computer" no fim do show.
Update (08/09/2015): faixas devidamente editadas, dividadas e taggeadas.
Sei que isso já é "noticia velha" em muitos lugares, mas já era de se esperar que os ingressos para os shows no MoMA acabariam rapidamente, mas rapidamente MESMO! No dia 23 de fevereiro em uma hora já não haviam mais "tickets" disponíveis.
Mesmo antes da "abertura" do site para a compra de ingressos, o Showclix, muitos reclamavam do porquê de só disponibilizar 2 ingressos por pessoa e nem dar alguma explicação sobre quantos estariam disponíveis. Tamanha indignação resultou nesse vídeo (hilário por sinal) com quase 50000 acessos:
Pelo que não bastasse o encalço sobre a limitação de ingressos, o site que os vende passou por graves problemas deixando muitos fãs sem a chance única de ver o Kraftwerk tocando um de seus 8 discos ao vivo. Esse fato acabou sendo motivo de brincadeiras (claro) e mais um vídeo, agora algo como um rap, com a "base" de pocket calculator:
O defeito foi negado pela administração do site, mesmo que até funcionários do MoMA terem tuitado sobre as dificuldades na aquisição de entradas.
Toda a especulação para com esses shows foi absurda, graças a "trolls" que fingiram ter retuitado artistas desde desconhecidas para mim como Kim Kardashian até Justin Bieber com uma mensagem parecida de ansiedade para o evento. Como no redator da matéria que vi para me basear nessa parte que escrevo disse: "As pessoas morderam a isca fácil".
Agora, depois de todos os problemas, aqueles que não deram muita sorte terão de infelizmente deparar-se com pessoas no eBay os vendendo a preços absurdamente maiores do que somente os 25 dólares.
É isso. Um bom show a aqueles que são realmente fãs e conseguiram os tão disputados ingressos. Até o próximo post!